quinta-feira, 11 de março de 2010

ENTREVISTA COM A ATRIZ E PERFORMER GEYSI DIAS



eu:como tu chegou até a arte?

geysi :foi mais uma necessidade q um 'chegar' simplesmente;...desde moleca...
pensava q a arte me puxava...pelo ambiente q me encontrava...no lance de alternativa msm sabe?!? ou ia ficar na beira da rua fazendo o q?!? então veio a possibilidade de fazer no colégio..através do prof. shalon...
com o otávio freire 1º...depois por conta própria..


eu:qual foi a arte que mais te chamou a atenção?

geysi : gosto msm do teatro de rua...
aquele q dá a conotação de teatro do povo para o povo, sabe...q encara a realidade de frente...mostra mazelas...afronta o q de + podre há nos poderes...essas coisas..

eu:quais os teus autores de influencia?

geysi:olhaaa...o augusto boal, né...é o deus..do teatro de rua...msm pq ele vem todo embasado no paulo freire...q é o pai da pedagogia do oprimido...boal e o teatro do oprimido..+ ai vem o brecht tb
e em 2008 descobri um doido..
literalmente...dramaturgo e louco
brasileiro tb...do sul..Qorpo Santo..
du caralllll...falei dele p tu...lembras?!?
q lebro agora só..
além dos amigos e conhecidos q tem produções alternativas...


eu:fala um pouco de alguns trabalhos teus

geysi:
olha...comecei cedinho c isso..
tipo 11 anos..o 1º foi um infantil..
uma graça...guerra entre fadas e bruxas..
eu fazia uma fada..dai..vieram tantos outros..a grande maioria textos originais de otávio freire...adaptados p minha turma no brigadeiro fontenelle(escola)...
com otávio fiquei de 1998 a 2000
montávamos peças baseadas no q otvio denominava de teatro do absurdo...
+ tinha um outro nome..
ops...na verdade é paradoxo do impacto
uma viagem q ele criou p denominar seu trabalho...aprendi muito com ele..
de técnica a arte dramática...
otávio é bom..tem conteúdo...
representa bem a arte como instrumento de transformação na terra firme...
pois bem...dele fui p grupo maromba do ramon stergman...q faleceu em novembro passado...c ramon fiz uns 5 trabalhos...

eu:fala dos coletivos que tu participou participa

geysi :então... pois é... os coletivos...
foram e são fundamentais p minha atuação e articulação militante... do churume...
ñ participei muitooooooooo como outros...
ia nos varais...acompanhava...
no marginalia foi + intenso... realizamos o projeto 'venha ver a utopia acontecendo.' na ufra... c o apoio do sintufra...
e com o marginalia fiz meu 1º monólogo...
um desafio... p alguem q como dizem alguns..
tem medo da arte... + fiz...
em 2008 ops..
2009 compus c outras galeras... o coletivo enecos pará... da executiva nacional de comunicação social... eu sou estudante de jornalismo... então... com o encontro regional q promovemos em abril de 2009
tomamos fôlego p construir nosso coletivo aqui..e ser referencia nacionalmente..
participamos da construção do encontro nacional em fortaleza em julho passado..
e construímos o congresso brasileiro em são paulo em janeiro deste ano..
a enecos..
tem uma relação c os movimentos sociais q me agrada e me aproxima muito...
temos o lúdico como proposta de intervenção social...
e na abertura do cobrecos participamos com uma performance..
eu declamei gog - rapper BSB/DF e eduardo galeano..
foi show..agora assim...
voltando aos autores..tem muita gente boa q me inspira...tenho me relacionado seriamente c o verissimo, c o caio f. e com o bivar...
das mulheres...ainda levo p cena a martha medeiros...
pq a leila leite eu uso sempre. né...

eu:então qual foi o teu ultimo trabalho, quando, do que tratava?

geysi:em janeiro passado... na abertura do COBRECOS em SP
foi uma intervençao simples...

eu:simples como?

geysi: q falava sobre as relações de poder na sociedade contemporânea, a logia cruel do capitalismo...q nos introduz um modo de vida maquinizado...sem vida paupavel...
sem direitos humanos... sem amor...tivemos sergipe,ceará, pará,cada um representou alguma figura social...o louco
o trabalhador o pobre, esquecido nas periferias...a mídia como instrumento de controle e manipulação...e por ai foi....usamos...mauro iase
galeano
gog

eu:e pq o jornalismo como academia e não a arte?

geysi:e...marti-cubano tudo...então..jornal é sonho de infância...além do q...além do medo q tenho da arte...sem se entregar a espetacularização e exposição banalizada da imagem...ninguém consegue sequer sobreviver da arte...então...tem tb o lance de ter uma bomba nas mãos né....
organizar veículos de comunicação te permite desconstruir conceitos..
isso num tá desatrelado da arte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário