sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

ENTREVISTA COM DJ FANTASMA




DJ FANTASMA FAZ PARTE DO MOVIMENTO HIP HOP, MORA NA PEDREIRA E TEM UMA VISÃO CRITICA DO CENÁRIO CULTURAL E DA REALIDADE SOCIAL

eu:quais as tua sprinciis influencias na música nacional, mundial, local?

dj fantasma:Nacionais são: Costa a Costa, Jackson, Tim Maia, Cassiano, Máfia Nortista, Raul Seixas, Chico Buarque, Zé Ramalho, Jorge Ben, DJ Hum, Bezerra da Silva, Sabotage, RZO entre outros. Na música mundial posso citar Bob Marley, Crooked Stilo, Daddy Yankee, Don Omar, Tego Calderon, James Brown, Dr, Dre e muitos outros. E local Verequete, Dona Onete, DJ Morcegão e os MC's e grupos de Rap de Belém

eu:quando tu começou na música?como?

dj fantasma:Começei em 2000, mas me tormei DJ em 2002 quando passei a tocar em pequenas festa de Flash Back aqui no bairro da Pedreira, logo após isso alguns parceiros e eu montamos um grupo de Rap chamado R.I.M.A. fui passando por alguns grupos até que fundei o Clã Real eo selo independente Dabaixada Record's
ondes estamos até hoje

eu: tu ainda mora na pedreira?toca algum instrumento?

dj fantasma: ainda moro na Pedreira sim, e não pretendo sair daqui nunca.Sobre tocar algum instrumento. Os instrumentais que produzo (Rap, Reggaeton) são na sua grande maioria produzidos em softwares de computador. No começo eu produzia na marra mesmo, mas já aprendi a tocar teclado que é base das produções desse estilo, e pra mim facilita porque uso um teclado midi, com ele consigo produzir todos os instrumentos das minhas produções

eu:tu tá envolvido com algum movimento social?

dj fantasma: Faço parte do Movimento Hip Hop NRP (Nação de Resistência Periférica)


eu: tu tem uma filha, é morador da periferia e vivencia a violencia que tá nas nossas ruas todos os dia.como tu acha que isso pode ser mudado?

dj fantasma:
Com uma boa distribução de renda, educação, muita cultura e um sistema penitenciário que re-socialize realmente. Mas para que isso aconteça temos que deixar de vender ou trocar por coisas pequenas nossos votos e analisar com muito cuidado em quem vamos votar.
eu:a gente não se conhece pessoalmente, só pela net, e é interessante ficar sabendo dos teus trabalhos,me diz ai como tu ver a cena de belém para a arte?
dj fantasma:
É verdade mas oportunidades não faltarão de nos conhecermos pessoalmente, bom a cena aqui em Belém é uma mina de ouro que ainda falta ser explorada, tem muitas riquezas artísticas que ainda faltam ser descobertas, existe cada talento por aí que muita gente nem imagina. Mas também existe uma pobreza muito grande de investimento em grana e mentalidade.
O governo e os produtores de eventos só apoiam quem já tá na cena
não abrem espaços para os novos talentos
Aqui em Belém só quem conseguiu quebrar esse sistema foi o pessoal do brega, eu admiro muito o que eles conseguiram

eu:então, vamos continuar falando de arte, quais as tuas influencias na literatura?

dj fantasma: Ferréz, Preto Ghóez e Alexandre Buzo e todos da Literatura Marginal

eu: porque a escolha pelo hip hop?

Dj fantasma: Hip Hop é a cultura de todas as periferias do mundo, então quem vive na rua e para a rua se apaixona por essa cultura.


eu:agora pra finalizar, tu pode dizer qual o teu nome e e tua data de nascimento, como referencia pra galera? e manda os teus blog, log, o que tu tiver pra colocar lá tb

dj fantasma:
Meu nome é Fernando Neves, minha data de nascimento é 01/09/1981
minhas paginas são
www.myspace.com/djfantasmabeats
www.myspace.com/clareal

O DJ FANTASMA É MORADOR DA PEDREIRA E PARTICIPA DO MOVIMENTO HIP HOP EM BELÉM.


eu:ah,só mais uma pergunta
pq Fantasma?

dj fantasma:todo mundo me pergunta isso
e eu nunca consigo responder

eu: nasceu de uma brincadeira?apelido de infância?ou só depois q virou dj?

dj fantasma:nasceu de uma brincadeira de quando eu ainda andava de skate
como eu só vivia sumindo nas sessions disseram que eu parecia um fantasma pq eu aparecia e sumia
aí começaram a me chamar de Fantasma

Nenhum comentário:

Postar um comentário